Normas Técnicas

tubo

Para atender às suas necessidades nas diversas aplicações em tubos de aço, mantemos um estoque amplo e diferenciado em formatos, espessuras, diâmetros e tamanhos dos produtos. Veja abaixo as especificações segundo cada norma.

Tubos de condução sem costura para trabalhos em altas temperaturas, fornecidos nos graus de aço A, B, com composição química e propriedades mecânicas definidas. Sendo o grau A apto a ser dobrado, flangeado e serpenteado| o grau B podendo sofrer dobramento e flangeamento limitados. São fornecidos normalmente nos diâmetros externos dos Schedules. Podem ser fornecidos com extremidades lisas, biseladas, com ou sem luvas e roscas.Aplicado para altas temperaturas.

Tubos para uso estrutural, para uso em máquinas industriais, agrícolas, pontes, torres, coberturas, estruturas metálicas, etc. Com e sem costura com propriedades químicas e mecânicas definidas. Fornecidos nos graus de aço A, B ou C.

Tubos de condução com e sem costura, fornecidos nos graus de aço A, B, com composição química e propriedades mecânicas definidas. Sendo o grau A apto a ser dobrado, flangeado e serpentiado; o grau B podendo sofrer dobramento e flangeamento limitados. São fornecidos normalmente nos diâmetros dos Schedules. Podem ser fornecidos com extremidades lisas, biseladas, com ou sem luvas e roscas.A norma brasileira NBR 5590 é similar a essa norma.

Tubos em aço carbono com costura com propriedades mecânicas definidas. Tubos não apropriados a trabalharem com pressão interna e possuem capacidade limitada para deformações para dobramento, flangeamento e processos similares. Matéria prima sem composição química definida, conforme DIN 17100 ST 33. Norma cancelada e substituída pela euro norma DIN EN 10217-1

Tubos de condução, sem matéria prima especificada, nas séries leve, média e pesada. São tubos utilizados nas instalações residenciais, prediais, industriais e construções em geral para a condução de fluídos não corrosivos, principalmente água fria, ar comprimido, gás combustível e outras instalações. Os tubos tem rebarba interna removida R.I.R para diâmetros de 1ª a 4ª (33,40mm a 114,30mm) e rebarba interna alta R.I.A para diâmetros de ½ a ¾ (21,30mm a 26,90mm) podem ser não revestidos (pretos), galvanizados por imersão a quente (galvanizado a fogo). As extremidades são lisas, chanfradas, roscadas (rosca BSP & Whitwort ou rosca gás, com ou sem luva).

Tubos de condução nos graus A e B, com composição química e propriedades mecânicas definidas. Sendo o de grau A apto a ser dobrado, flangeado e serpentiado; e o grau B podendo sofrer dobramento e flangeamento limitados. São fornecidos normalmente nas séries 40 e 80,podem ser fornecidos com extremidades lisas, biseladas com ou sem rosca e luva.

Tubos com costura para condução de líquidos não corrosivos como, água, ar comprimido, gás, vapor e outros fluídos não corrosivos. Sem matéria prima especificada, para pressões de no máximo 25Kgf/cm2 para líquidos e 10 Kgf/cm2 para ar e gases não perigosos. Fornecidos somente no perfil redondo, podem ser fornecidos com extremidades lisas, roscadas BSP com ou sem luva. A norma brasileira NBR 5580 classe M é semelhante à norma DIN2440.Essa norma foi cancelada e substituída pela euro norma EN 10255:2004.